Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiologic analysis of Leptospira spp. infection among sheep in Pernambuco state, Brazil / Análise epidemiológica da infecção por Leptospira spp. em ovinos no estado de Pernambuco, Brasil

Machado, Acidália Claudino; Oliveira, Junior Mário Baltazar de; Silva Júnior, José Lopes da; Assis, Nivaldo Aparecido de; Brandespim, Daniel Friguglietti; Mathias, Luis Antonio; Mota, Rinaldo Aparecido; Pinheiro Júnior, José Wilton.
Arq. Inst. Biol. ; 83: 01-07, 2016. mapas, tab
Artigo em Inglês | VETINDEX | ID: vti-731077
Objetivou-se com este estudo analisar os aspectos epidemiológicos e caracterizar espacialmente a infecção por Leptospira spp. em ovinos no estado de Pernambuco, Brasil. Para compor a amostragem do estudo, foram colhidas 426 amostras de animais com idade igual ou superior a um ano, não vacinados, e submetidas à reação de Soroaglutinação Microscópica (SAM). Para o estudo dos fatores de risco, aplicou-se um questionário investigativo padronizado, constitu- ído por perguntas objetivas ao criador, referentes às características gerais da propriedade, ao manejo produtivo, reprodutivo e sanitário. Das 426 amostras analisadas, 83 (19,5%; IC 15,9 23,6%) foram positivas; entre elas, o sorovar de maior prevalência foi o Autumnalis (32,4%). Foram observadas diferenças significativas entre sexo (OR = 0,38; I.C. 0,14  0,99), sistema de criação (OR = 2,03; I.C. 1,07 3,84), tipo de rebanho (OR = 2,28; I.C. 1,39 3,72), ausência do acesso de ratos a ração (OR = 0,55; I.C. 0,34 0,91) e restrição a águas de superfície (OR = 0,60; I.C. 0,37 0,99). A infecção por Leptospira spp. está distribuída nos rebanhos ovinos e são múltiplos os fatores que podem influenciar sua ocorrência. A implantação de programas de educação em saúde e o treinamento da mão de obra em métodos de prevenção e controle da leptospirose e outras doenças infecciosas podem ser úteis na redução dos casos de infecção e na diminuição das perdas econômicas causadas por esta enfermidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1