Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anemia ferropriva e o uso do sulfato ferroso: facilidades e dificuldades na prevenção / Iron-deficiency anemia and use of ferrous sulfate: prevention facilitators and difficulties / Anemia ferropénica y el uso del sulfato ferroso: facilidades y dificultades en la prevención

Henrique, Nayara Cristina Pereira; Wolkers, Paula Carolina Bejo; Furtado, Maria Cândida de Carvalho; Toriyama, Aurea Tamami Minagawa; Mello, Débora Falleiros de.
Rev. enferm. UERJ ; 26: e37232, jan.-dez. 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1004071

Objetivo:

Apreender os saberes de mães/cuidadores com relação à anemia ferropriva e o uso preventivo do sulfato ferroso, com ênfase nos elementos que facilitam e dificultam a prevenção da enfermidade.

Método:

Estudo exploratório qualitativo com análise temática indutiva dos dados, realizado por meio de entrevistas com 12 mães/cuidadores de crianças entre seis meses e 11 meses e 29 dias de idade, em acompanhamento em unidade de saúde da família de um município brasileiro.

Resultados:

A alimentação saudável foi apontada como elemento facilitador na prevenção da anemia ferropriva. Fragilidades nos conhecimentos sobre a enfermidade e o sulfato ferroso como estratégia preventiva, falhas na prescrição do medicamento e uso cotidiano, e poucas orientações foram os elementos que dificultam a prevenção da doença.

Conclusão:

Práticas educativas em saúde na prevenção da anemia ferropriva são essenciais, sinalizando informações sobre a enfermidade e o monitoramento da suplementação profilática, fortalecendo o cuidado da saúde da criança.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1