Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation Model for developing effective indicators for health surveillance actions in Brazil / Modelagem avaliativa para a construção de indicadores de efetividade das ações de vigilância sanitária no Brasil

Felisberto, Eronildo; Brito, Rodrigo Lino de; Barca, Danila Augusta Accioly Varella; Martins, Mary Anne Fontenele; Oliveira, Adriana Karla N. B. Marinho de; Souza, Nidia Cristina de; Pinho, Ana Paula Neves Marques de; Silva Júnior, Jarbas Barbosa da; Samico, Isabella.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 18(3): 653-664, July-Sept. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1013102
Resumo

Objetivos:

apresenta-se a modelagem avaliativa para a construção de indicadores de efetividade das ações de vigilância sanitária (VISA) no Brasil.

Métodos:

estudo avaliativo exploratório, com dados de fontes primárias - formulário eletrônico com informantes-chave e relatórios de visitas de benchmarking nacional e internacional e secundárias - análises documentais.

Resultados:

a diversidade das práticas nas instâncias gestoras da VISA possibilitou a definição do objeto de avaliação Ações de Vigilância Sanitária -, enquanto um sistema organizado de ação. Os componentes gestão; regulação; controle sanitário; monitoramento do risco sanitário e informação, comunicação e educação para a saúde originam-se dos objetivos da intervenção e compõem a estrutura central do Modelo Teórico e do Modelo Lógico das Ações de VISA no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Conclusões:

a VISA acumula experiência com indicadores de processos para monitoramento das ações, sendo incipientes aqueles capazes de avaliar o seu impacto. Os recursos teóricos da área da avaliação apoiam a gestão da informação no campo da VISA, para além da contribuição de estudos sobre os determinantes sociais e a incorporação de análises de séries históricas.
Biblioteca responsável: BR663.1