Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A consulta ginecológica e seu potencial para produzir a integralidade da atenção em saúde / Gynecological consultation and its potential to produce completeness of attention in health / La consulta ginecológica y su potencial para producir la integralidad de la atención en salud

Frigo, Jucimar; Oliveira, Dora Lucia Leidens Correa de; Rodrigues, Renata Mendonça; Zocche, Denise Antunes Azambuja.
Rev. enferm. UFPE on line ; 10(4): 1299-1306, 2016.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1031607

Objetivo:

analisar a consulta ginecológica ofertada nos serviços de saúde e seu potencial para produzir a integralidade da atenção.

Método:

estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizada com mulheres usuárias da rede de atenção básica, com enfoque na consulta ginecológica, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados deu-se por meio de Grupo Focal, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Após a leitura dos depoimentos, os dados foram inseridos no programa NVivo 10 e submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade Temática.

Resultados:

a consulta ginecológica atende, em parte, o princípio da integralidade da atenção devido à precariedade e descontinuidade das ações entre especialidades e serviços.

Conclusão:

é necessário redirecionar a organização das práticas, especialmente a consulta ginecológica, em seu modo operante, valorizada pelos constructos da saúde ampliada, vínculo e escuta sensível.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1