Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contributive factors for the consolidation of patient safety culture in the hospital environment / Factores que contribuyen a consolidar la cultura de seguridad del paciente en el ámbito hospitalario / Fatores contribuintes para consolidação da cultura de segurança do paciente no âmbito hospitalar

Heidmann, Andréia; Trindade, Letícia Flores; Schmidt, Catiele Raquel; Loro, Marli Maria; Fontana, Rosane Teresinha; Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(1): e20190153, 2020. graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1039826
RESUMO Objetivo: Compreender os fatores contribuintes para a consolidação da cultura de segurança do paciente, na perspectiva de lideranças, em um hospital acreditado. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido em uma instituição hospitalar de porte IV, acreditada pela Organização Nacional de Acreditação nível II, situado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Constituíram-se em inclusão: atuar em cargo de liderança na instituição há mais de um ano e ter participado ativamente no processo de acreditação. Excluídas lideranças em período de férias ou licença saúde. A coleta foi realizada por meio de técnica de Grupo Focal, em agosto de 2018. Análise dos dados foi por análise temática. Resultados: O grupo relatou o trabalho em equipe, a valorização profissional, o apoio da gerência, a implantação de protocolos, a satisfação profissional e as condições de trabalho como fatores que contribuíram na consolidação da cultura segura. Conclusões e implicações para a prática: Os fatores identificados permitiram a mudança cultural na instituição, por meio de uma gestão participativa nos processos e resultados, que encorajam os trabalhadores ​​a assumir papéis significativos no avanço da segurança do paciente, assimilando e assumindo a responsabilidade pelas mudanças, que foram fundamentais para desenvolver uma assistência segura.
Biblioteca responsável: BR442.1