Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educational training of nutritionists in Public Health Nutrition: A systematic review / Formação do nutricionista em Saúde Pública. uma revisão sistemática

Almeida, Géssica Mercia de; Oliveira, Klébya Hellen Dantas de; Monteiro, Jordanna Santos; Medeiros, Maria Angélica Tavares de; Recine, Elisabetta Gioconda Iole Giovanna.
Rev. Nutr. (Online) ; 31(1): 97-117, Jan.-Feb. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041243
RESUMO A presente revisão sistemática objetivou sintetizar os achados disponíveis na literatura sobre a formação profissional do nutricionista em Saúde Pública. A pesquisa foi realizada em bases de dados internacionais (PubMed, Science Direct, Lilacs, PsycINFO, Scopus e Web of Science), bem como uma busca adicional na literatura cinzenta. As etapas da pesquisa seguiram as recomendações do Preferred Reporing Itens for Systematic Reviews and Meta--Analysis. Como critérios de elegibilidade incluiu-se os estudos sobre a formação em Saúde Pública nos cursos de Graduação em Nutrição, cujos sujeitos respondentes eram estudantes, docentes e profissionais do campo da Nutrição. Foram identificados incialmente 633 artigos, dos quais 66 foram elegíveis para leitura completa e 12 incluídos na revisão sistemática. Destes, cinco utilizaram a abordagem quantitativa, três se serviram da metodologia mista, e quatro são estudos qualitativos. A heterogeneidade dos estudos foi alta, com amostras, público-alvo e métodos de avaliação distintos. As pesquisas incluídas foram realizadas em 28 países, entre eles Brasil, Canadá, Vietnã e países da Europa, nos anos de 2008 a 2017. Na maioria dos estudos, a Saúde Pública está entre as principais áreas na formação profissional do nutricionista, num processo de ensino que se mostrou tradicional, biologicista e com estrutura curricular fragmentada. A qualidade dos estudos indicou baixo risco de vieses. Houve um destaque para a importância da articulação teoria-prática, ensino-pesquisa-extensão e atividades práticas-estágios na formação em Saúde Pública, o que favorece o desenvolvimento de competências e habilidades que podem se refletir na atuação profissional.
Biblioteca responsável: BR13.3