Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Eighty years of undergraduate education in nutrition in Brazil: An analysis of the 2009-2018 period / Oitenta anos de graduação em Nutrição: uma análise do período 2009-2018

Neves, Janaina das; Zanlourensi, Clorine Borba; Domene, Semíramis Martins Álvares; Batista, Beatriz; Calado, Carmen Lúcia de Araújo; Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de.
Rev. Nutr. (Online) ; 32: e180158, 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041324
RESUMO Objective Realizar análise da trajetória da Graduação em Nutrição no Brasil no período de 2009 a 2018, incluindo a formação à distância. Métodos Análise histórico-documental do período 2009 a 2018. Realizou-se levantamento bibliográfico sistematizado nas bases Scientific Electronic Library Online, National Library of Medicine e Google Acadêmico, e coleta de dados em sitios eletrônicos de órgãos governamentais e outras instituições. Resultados Em dezembro de 2018, existiam 709 cursos presenciais e 1.094 da modalidade Educação a Distância na Graduação em Nutrição no país. No período, ocorreu um aumento de 181,5% no número de cursos presenciais, sendo de 195,1% no setor privado, responsável por 89,1% do total de cursos do país. A maior concentração na Região Sudeste não se modificou de maneira substantiva no período. Conclusão Com 1.803 Cursos de Graduação em Nutrição no Brasil, dos quais a maioria na modalidade à distância, o atual cenário talvez seja o mais dramático em toda a história da formação de nutricionistas no país. É preciso cuidar para que a formação seja consistente, com oportunidades de aprendizagem junto à sociedade, em que o graduando possa desenvolver espírito investigativo, crítico, inovador e com clareza de sua identidade profissional em uma equipe multidisciplinar de trabalho. A ampliação da oferta de cursos de graduação em Nutrição não corrigiu assimetrias regionais.
Biblioteca responsável: BR13.3