Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The 80-year history of the professional associations of nutritionists in Brazil: A historical-documentary analysis / As entidades de classe na história de 80 anos do nutricionista no Brasil: uma análise histórico-documental

Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de; Bricarello, Liliana Paula; Costa, Nilce Maria da Silva Campos; Moraes, Bibiana Arantes; Akutsu, Rita de Cassia Coelho de Almeida.
Rev. Nutr. (Online) ; 32: e180160, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1041327
RESUMO Objetivo Realizar mapeamento da trajetória histórica das entidades de classe do nutricionista (associações científicas, conselhos e sindicatos profissionais) no Brasil. Métodos O estudo consiste em uma análise histórico-documental. Para obtenção dos dados, informações e documentos foram feitas visitas aos sítios eletrônicos do Conselho Federal de Nutricionistas; Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição; Federação Nacional de Nutricionistas e Sindicatos de Nutricionistas. Realizou-se levantamento bibliográfico sistematizado nas bases Scientific Electronic Library Online e National Library of Medicine para capturar artigos científicos sobre a temática no Brasil ao longo dos 80 anos de sua história, com ênfase nos últimos dez anos. Resultados A análise histórica da Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição, do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Nutricionistas e da Federação Nacional de Nutricionistas/Sindicatos de Nutricionistas indica que, ao longo da trajetória de oitenta anos, houve fortalecimento das entidades de classe, com várias conquistas no arcabouço de regulamentação da formação, exercício profissional, campos de atuação e condições de trabalho. A reforma trabalhista, instituída em 2017, imprime redução de direitos relativos às condições de trabalho, acenando para retrocessos nas conquistas trabalhistas do nutricionista. Conclusão As entidades de classes do nutricionista têm desempenhado relevante papel no processo de valorização e legitimidade da formação e atuação da profissão no país. Há indícios da atuação unificada das entidades de classe, mas ainda incipientes e pontuais. Na atualidade, urge uma atuação unificada, transparente e comprometida destas entidades de classe em busca de valorização da profissão e melhorias das condições de trabalho do nutricionista brasileiro.
Biblioteca responsável: BR13.3