Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Socioeconomic factors related to leprosy: an integrative literature review / Factores socioeconómicos relacionados con la lepra: revisión integrativa de la literatura / Fatores socioeconômicos relacionados à hanseníase: revisão integrativa da literatura

Leano, Heloisy Alves de Medeiros; Araújo, Kleane Maria da Fonseca Azevedo; Bueno, Isabela de Caux; Niitsuma, Eyleen Nabyla Alvarenga; Lana, Francisco Carlos Félix.
Rev. bras. enferm ; 72(5): 1405-1415, Sep.-Oct. 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1042134
RESUMO

Objetivo:

Investigar na literatura a relação dos fatores socioeconômicos na ocorrência da doença e outros desfechos relacionados à hanseníase.

Método:

Revisão integrativa realizada nas bases de dados Lilacs, Medline, Scopus e na biblioteca on-line SciELO com estudos de 2000 a 2016.

Resultados:

Foram incluídos 32 estudos. Apenas pesquisas que analisaram associações estatísticas dos fatores socioeconômicos e os desfechos relacionados à hanseníase foram selecionadas.

Conclusão:

A hanseníase sofre grande influência do contexto social em que o doente está inserido, as chances de exposição ao adoecimento são resultantes de um conjunto de aspectos não apenas individuais, mas também de contextos ou condições coletivas. É imperativo à Enfermagem, como parte essencial da equipe multiprofissional incumbida, para o cuidado e vigilância da doença, reconhecer esses fatores para predizer desfechos desfavoráveis e construir novas práticas capazes de reduzir iniquidades.
Biblioteca responsável: BR1.1