Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Valores de referência para exames laboratoriais de hemograma da população adulta brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde / Reference values for blood count laboratory tests in the Brazilian adult population, National Health Survey

Rosenfeld, Luiz Gastão; Malta, Deborah Carvalho; Szwarcwald, Célia Landmann; Bacal, Nydia Strachman; Cuder, Maria Alice Martins; Pereira, Cimar Azeredo; Figueiredo, André William; Silva, Alanna Gomes da; Machado, Ísis Eloah; Silva, Wanessa Almeida da; Vecina Neto, Gonzalo; Silva Júnior, Jarbas Barbosa da.
Rev. bras. epidemiol ; 22(supl.2): E190003.SUPL.2, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1042221
RESUMO

Objetivo:

Descrever valores de referência para exames laboratoriais de hemograma da população adulta brasileira segundo os resultados laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) estratificados por sexo, faixa etária e cor da pele.

Métodos:

A amostra foi constituída inicialmente de 8.952 adultos. Para determinar os valores de referência, excluíram-se indivíduos com doenças prévias e os outliers. Valores médios, desvio padrão e limites foram estratificados por sexo, faixa etária e cor da pele.

Resultados:

Para glóbulos vermelhos, os homens apresentaram valor médio de 5,0 milhões por mm3 (limites 4,3-5,8) e as mulheres 4,5 milhões por mm3 (limites 3,9-5,1). Valores de hemoglobina entre homens exibiram média de 14,9 g/dL (13,0-16,9) e entre mulheres de 13,2 g/dL (11,5-14,9). A média dos glóbulos brancos entre os homens foi de 6.142/mm3 (2.843-9.440) e entre as mulheres de 6.426/mm3 (2.883-9.969). Outros parâmetros mostraram valores próximos entre os sexos. Com relação a faixas etárias e cor da pele, valores médios, desvio padrão e limites dos exames apontaram pequenas variações.

Conclusão:

Os valores de referência hematológicos com base em inquérito nacional permitem a definição de limites de referência específicos por sexo, idade e cor da pele. Os resultados aqui expostos podem contribuir para o estabelecimento de melhores evidências e critérios para o cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças.
Biblioteca responsável: BR1.1