Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Communication technologies of a nutrition service contributing to the safety of bariatric surgery patients / Tecnologías de comunicación en servicio de nutrición contribuyendo a seguridad del paciente de cirugía bariátrica / Tecnologias de comunicação de um serviço de nutrição contribuindo para segurança do paciente de cirurgia bariátrica

Miranda, Rafaella Cristina Dimbarre de; Radünz, Vera; Sebold, Luciara Fabiane; Rosa, Luciana Martins da; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Tourinho, Francis Solange Vieira.
Texto & contexto enferm ; 28: e20170425, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1043484
RESUMO

Objetivo:

descrever as percepções do paciente sobre as tecnologias de comunicação utilizadas no Serviço de Nutrição e conhecer como estas podem contribuir para sua segurança no pós-operatório de cirurgia bariátrica.

Método:

estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 12 pacientes no pós-operatório de cirurgia bariátrica, atendidos em um Hospital Universitário no sul do Brasil entre março a julho de 2016, mediante grupos focais (cinco encontros). Para análise de dados utilizou-se Flick.

Resultado:

do processo de análise emergiram as categorias Comunicação com a nutricionista e segurança do paciente; Mudanças de hábitos alimentares e desafios; Perda e manutenção de peso. Os dados apontam que o atendimento por meio de grupos fortalece o vínculo com o nutricionista. O uso de várias tecnologias de comunicação propicia o sentimento de segurança, pois facilita o acesso. As orientações de cuidados diminuem a preocupação relacionada às deficiências nutricionais e reganho de peso.

Conclusão:

o fortalecimento do vínculo com o nutricionista associado às opções variadas de tecnologias de comunicação propicia aos pacientes segurança em relação à preocupação em perder o acompanhamento e ter problemas no que tange a deficiências nutricionais e reganho de peso.
Biblioteca responsável: BR17.1