Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestão do cuidado à pessoa com estomia e a rede de atenção à saúde / Care management for stomized patients and the health-care network / Gestión del cuidado a la persona estomizada y la red de atención a la salud

Tramontina, Priscilla Cibele; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Engel, Franciely Daiana; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 10(1): e613, ene.-abr. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-1043562
Resumo Introdução Objetivou-se compreender a gestão do cuidado à pessoa com estomia sob a perspectiva da rede de atenção à saúde (RAS). Materiais e Métodos Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 18 profissionais de saúde e gestores da RAS, em nível municipal e estadual. Foram compostos três grupos amostrais para a coleta de dados, realizada por meio de entrevista semiestruturada. Resultados A análise resultou em 5 categorias, que integradas compuseram o modelo teórico "Emergindo a gestão do cuidado à pessoa com estomia sob a perspectiva da RAS" Desvelando a gestão do cuidado à pessoa com estomia; Conhecendo a pessoa com estomia durante o período da graduação e por meio da prática profissional; Realizando o cuidado à pessoa com estomia como parte integrante do processo de trabalho na atenção primária e secundária em saúde; Realizando o cuidado à pessoa com estomia por meio da RAS; e Caracterizando o papel dos pontos de atenção em saúde no cuidado à pessoa com estomia. Discussão A RAS deve possuir equipes capacitadas no cuidado à pessoa com estomia na atenção primária, e especializadas, na atenção secundária e terciária, que sejam referência. Uma rede se fortalece na diversidade de ações e serviços que a compõem, proporcionando a gestão do cuidado a qualquer condição de saúde, inclusive à pessoa com estomia. Conclusões O modelo teórico formulado considera que uma RAS fortalecida em termos de diversidade de ações e serviços proporcionará uma melhor gestão do cuidado à pessoa com estomia.
Biblioteca responsável: CO646.1