Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significado atribuído por idosos com hipertensão arterial sistêmica à realização de atividade física / Significado atribuido por ancianos con hipertensión arterial sistémica la realización de actividad física / Meaning attributed by elderly people with systemic arterial hypertension to physical activity

Barbosa, Alice Regina Costa; Carvalho, Bianca de Moura Peloso; Paraizo, Camila Maria Silva; Dázio, Eliza Maria Rezende; Lima, Rogerio Silva; Fava, Silvana Maria Coelho Leite.
J. Health NPEPS ; 4(2): 90-103, jul.-dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-1047554

Objetivo:

analisar o significado atribuído pelas pessoas idosas com hipertensão arterial sistêmica à atividade física.

Método:

pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com idosos de uma unidade de estratégia de saúde da família de um município de Minas Gerais, em 2017. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, organizados e interpretados por meio de análise de conteúdo temática. Da análise, foi possível organizar o material empírico em quatro categorias motivos para realizar a atividade física, significado da atividade física, mudanças percebidas no cotidiano e percepção dos efeitos da atividade física na pressão arterial.

Resultados:

para o grupo estudado, a atividade física significa um local para interação, que por vezes, é único espaço de socialização e melhora do seu bem-estar. Verificou-se também a influência do modelo biomédico em relação aos motivos para realizar a atividade física e o controle de sua saúde.

Conclusão:

o estudo aponta a necessidade dos profissionais considerarem a atividade física como uma terapêutica importante, capaz de contribuir para melhoria não somente de patologias físicas, mas de condições que afetam a saúde física e mental.
Biblioteca responsável: BR1972.9