Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Erros de dose de medicamento em unidade de urgência hospitalar / Errors in medication dosage in the urgency unit of a hospital

Oliveira, Bruno Henrique de Sousa; Sousa, Valdênia Maria de; Fernandes, Karla Jessik Silva de Sousa; Urtiga, Virginia Leyla Santos Costa; Carvalho, Lívia Jordânia Anjos Ramos de; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Melo, Geórgia Alcântara Alencar; Pereira, Francisco Gilberto Fernandes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-7], 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1048045

Objetivo:

analisar erros de dose de medicamentos endovenosos em um serviço de pronto-atendimento hospitalar.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, transversal, envolvendo 139 doses de medicamentos. Coletaram-se os dados mediante observação não participante com um instrumento do tipo formulário. Realizou-se a análise e interpretação dos dados por meio da estatística descritiva e teste qui-quadrado.

Resultados:

evidenciou-se, quanto à classe farmacológica, que os analgésicos apresentaram a maior frequência (38,1%), seguidos por vitamínicos (33,8%) e antibióticos/antimicrobianos (17,3%). Verificou-se, ainda, que dentre 118 medicações que necessitaram de diluição, em 88 não ocorreu erro, sendo que 62 (70,5%) foram realizadas por acadêmicos de enfermagem. Sobressalta-se que nas 30 que tiveram erro, 70,0% foram efetuadas pelos acadêmicos de enfermagem e 30,0% pelos técnicos de enfermagem. Interrompeu-se em 64 (90,1%) a infusão ainda incompleta.

Conclusão:

observou-se alta frequência dos erros de dose, reiterando-se a necessidade de verificação constante das deficiências no sistema de medicação e no processo de trabalho da equipe de saúde. Projeta-se que estudos desse perfil poderão subsidiar políticas institucionais para segurança quanto ao uso dos medicamentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1