Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) sobre ressuscitação cardiopulmonar / Construction and validation of Objective Structured Clinical Examination (OSCE) on cardiopulmonary resuscitation / Construcción y validación de un Examen Clínico Objetivo Estructurado (OSCE) sobre reanimación cardiopulmonar

Alves, Mateus Goulart; Carvalho, Marco Túlio Menezes; Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de; Cyrillo, Regilene Molina Zacareli; Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins; Fonseca, Luciana Mara Monti; Dalri, Maria Celia Barcellos.
REME rev. min. enferm ; 23: e-1257, jan.2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1048393

OBJETIVO:

desenvolver e validar um instrumento de exame clínico objetivo estruturado para o cenário de simulação sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto em suporte básico de vida com o uso do desfibrilador externo automático no ambiente hospitalar.

MÉTODO:

pesquisa aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a março de 2018 com 16 profissionais experts da área de urgência e emergência para validação do exame clínico objetivo estruturado. O instrumento abordou 40 itens de intervenção relacionados ao elo da cadeia da sobrevivência da American Heart Association (2015) para realizar a avaliação clínica no cenário de simulação em ressuscitação cardiopulmonar.

RESULTADOS:

dos experts, 62,5% obtiveram pontuação superior ou igual a 10 nos critérios de Fehring e destaca-se que 93,75% possuem prática clínica em urgência e emergência no adulto. O exame clínico objetivo estruturado alcançou concordância de 97,34% em organização; 96,09% em objetividade; 93,75% em clareza, e na categorização da concordância interavaliador proposta por Landis e Kock evidenciou "concordância quase perfeita", com p<0,0001.

CONCLUSÃO:

no processo de validação pelos experts foram identificadas e acatadas as oportunidades de melhorias e o exame clínico objetivo estruturado apresentado demonstrou-se um objeto contemporâneo e adequado para aplicação no processo de ensino-aprendizagem sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto em suporte básico de vida com o uso do desfibrilador externo automático no ambiente hospitalar.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2