Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The nursing team's role in vaccine care: a scoping review / Atuação da equipe de enfermagem no cuidado com vacinas: uma scoping review

Medeiros, Suzane Gomes de; Virgílio, Lilian de Andrade; Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; Ferreira Júnior, Marcos Antônio; Tourinho, Francis Solange Vieira; Martins, Quenia Camille Soares; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Biosci. j. (Online) ; 35(6): 1993-2004, nov./dec. 2019. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1049181
As vacinas ou imunobiológicos possuem propriedades antigênicas e, na saúde pública, são consideradas uma estratégia importante na prevenção e controle de doenças imunopreveníveis. O objetivo desse estudo foi realizar revisão sobre a atuação da equipe de enfermagem no cuidado com vacinas. Trata-se de uma scoping review, realizada no primeiro semestre de 2017, com dados coletados em 17 bases de dados nacionais e internacionais. Para nortear a avaliação dos materiais selecionados, um instrumento composto por alguns indicadores de coleta foi utilizado. A amostra final foi composta por oito publicações. Os dados foram inseridos no Programa Microsoft Excel 2010 e analisados de forma descritiva. Constatou-se a identificação de uma variedade de ações da equipe de enfermagem no cuidado com vacinas, agrupadas em sala de vacina, condutas na sala de vacina, cuidados com o refrigerador, organização das vacinas no interior do refrigerador, monitorar e registrar alterações na temperatura, medidas adotadas com vacinas sob suspeita, condutas com vacinas em caixas térmicas, saberes profissionais em sala de vacina e, outras condutas importantes. Diante dessas evidências, torna-se fundamental a detecção dos fatores que podem comprometer a qualidade e conservação das vacinas. Para isso, entende-se a necessidade de capacitações voltadas aos profissionais que atuam na imunização e a importância das atividades de supervisão na sala de vacina pelo enfermeiro.
Biblioteca responsável: BR396.1