Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nível de atividade física dos idosos atendidos por uma estratégia de saúde da família em Teixeira De Freitas-BA / Level of physical activity of elderly persons attended by a family health strategy in Teixeira de Freitas-BA

Correia, Aline Prates; Barbosa, Gabriela de Azevedo; Goulart, Guilherme Paranhos; Manganelli, Luciane Aparecida Gonçalves; Fonseca, Yago Soares; Borges, Grasiely Faccin.
Rev. Salusvita (Online) ; 37(4): 891-902, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1050836

Introdução:

na população idosa a prática de exercícios leva a muitos benefícios na aptidão física e capacidade funcional, além da redução de determinadas condições clínicas que os colocam em condições de fragilidade, sobretudo da pressão arterial e dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Objetivo:

verificar o nível de atividade física dos idosos atendidos por uma Estratégia de Saúde da Família em Teixeira de Freitas-BA.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana sob parecer de nº 1.742.967. A amostra foi constituída por 21 idosos residentes na área urbana de Teixeira de Freitas, que frequentam a Unidade Básica de Saúde Wilson Brito que, após anuência, foram entrevistados através de questionários de aspectos socioeconômicos e demográficos, além do International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), versão longa específica para idosos, no qual foram avaliados quanto ao nível de atividade física habitual.

Resultados:

todas as informações coletadas no estudo foram tabuladas em banco de dados distribuído em planilhas eletrônicas do EXCEL e analisadas pelo software STATA. Observou-se que os participantes tinham idade média de 65,48 ±5,29 anos. Quanto ao nível de atividade física, através da análise pelo IPAQ, apenas 08 pessoas possuem nível de atividade física suficiente, constatando-se valores acima de 150 minutos na semana, indicando que a maioria dessa população pode estar suscetível a doenças.

Conclusão:

a maioria da amostra não possui prática regular de atividade física. Assim, torna-se necessária a implementação de programas que promovam a atividade física nesse grupo.
Biblioteca responsável: BR36.1