Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mortalidade por queda em idosos: uma revisão integrativa / Fall mortality in the elderly: an integrative review / Muerte por caída en los ancianos: una revisión integradora

Wingerter, Denise Guerra; Barbosa, Isabelle Ribeiro; Moura, Luana Kelle Batista; Maciel, Rafael Fábio; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(1): 119-136, 2020. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1052872

Introdução:

A Organização Mundial de Saúde avalia que aproximadamente 28% a 42% das pessoas acima de 65 anos sofrem quedas anualmente, e 5 a 10% destas evoluem para óbito.

Objetivo:

Verificar o perfil epidemiológico de óbitos por quedas em idosos entre 2007 e 2016.

Método:

Busca de artigos com descritores Idoso; Óbito; Envelhecimento; Perfil de Saúde; Acidentes por Quedas; nas bases de dados CAPES, SciELO, BVS; entre 2007 e 2016; utilizando Idiomas Inglês, português, espanhol; Incluídos artigos cujo objetivo avaliou os óbitos por quedas em idosos excluindo os que não possuíam informações sobre quedas ou continham a informação queda como fator de risco para mortalidade sem o desfecho óbito.

Resultados:

Triados oito artigos, seis utilizaram estudos retrospectivos entre 1996 a 2011 tendo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) como base. Foram encontrados percentuais gerais de óbitos por quedas em idosos entre 0,61% e 0,69% e 7,15% das causas externas. A Mortalidade Específica por quedas variou entre 15 a 29%. O Coeficiente de Mortalidade Específico variou de 24,06 a 35,83/100000hab. Gênero, raça, estado civil e escolaridade não apresentaram avaliações que permitissem análise mais efetiva. Todos os estudos apontaram que quanto maior a idade, maior o risco de óbito por queda. Os estudos baseados no SIM apontaram para a limitação da qualidade do dado coletado, onde o óbito por queda pode estar mascarado por outras causas.

Conclusões:

Encontradas informações insuficientes para traçar o perfil epidemiológico da populaçãoidosa que vem a óbito por quedas, assim como disparidades entre taxas gerais e específicas de mortalidade. Mostra-se importante a qualificação da causa básica do óbito no preenchimento das informações do SIM, uma vez que o preenchimento incorreto pode mascarar a magnitude deste agravo, suas proporções e coeficientes, prejudicando a avaliação e alocação de políticas públicas que possam reduzir esta mortalidade (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1