Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sobre crise: significados e perspectivas. Entrevista com Marco Américo Lucchesi / On the crisis: meanings and perspectives. Interview with Marco Américo Lucchesi

Departamento de Administração e Planejamento em SaúdeMendonça, Maria Helena Magalhães de; Departamento de Administração e Planejamento em SaúdeBrito, Claudia; Departamento de Administração e Planejamento em SaúdeMiranda, Lilian; Departamento de Administração e Planejamento em SaúdeLima, Sheyla Maria Lemos; Carvalho, Antônio Ivo de; Vasconcellos, Mauricio Teixeira Leite de.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 24(12): 4587-4592, dez. 2019.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1055732
Resumo Na entrevista, Marco Américo Lucchesi, professor Titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor convidado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), membro e presidente da Academia Brasileira de Letras, apresenta sua percepção da crise atual e do impacto sobre a consolidação da democracia brasileira. Com base em suas experiências como intelectual crítico e atuante, comenta os ataques que assistimos, no Brasil, à cultura e à produção de conhecimento. Ao mesmo tempo, lembra que nenhuma democracia se configura como uma realidade ontológica terminada e ressalta o papel das escolas e universidades na mobilização da cidadania e na difusão de valores republicanos. Frente à constatação de que vivemos uma profunda mudança de registro cultural, aponta algumas conquistas que se expressam, por exemplo, pela presença de índios e negros nas universidades. Reconhecendo o pedido de socorro imerso em todas as crises,convoca-nos a reavivar o sonho e a coragem, combustíveis da utopia, e defende a suspensão das distinções em favor da formação de uma frente democrática e solidária. São análises e convocações que se pautam, o tempo todo, numa firme confiança na potência e na capacidade de resistência da cultura.
Biblioteca responsável: BR1.1