Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conceito de rede de atenção à saúde e suas características-chaves: uma revisão de escopo / Concepto de red de atención de salud y sus características clave: una revisión de alcance / Concept of health care network and its key characteristics: a scoping review

Nakata, Liliane Cristina; Feltrin, Aline Fiori dos Santos; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Ferreira, Janise Braga Barros.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(2): e20190154, 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1056155
RESUMO Objetivo Mapear as evidências científicas nacionais e internacionais acerca das características elencadas no conceito de rede de atenção à saúde. Método Trata-se de uma revisão de escopo, realizada a partir da consulta nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e CINAHL. A busca foi realizada de setembro a outubro de 2017, de forma concomitante em todas elas, tendo retornado um total de 820 registros e, após aplicação de filtros e critérios de inclusão e exclusão, 10 manuscritos compuseram a amostra. Resultados Mapeou-se 29 características-chave presentes nos conceitos de rede de atenção à saúde, tais como: integralidade, território definido, cooperação, coordenação, equidade, qualidade, integração, variedade de serviços, racionalidade, interdependência, garantia de direito, intersetorialidade, eficiência, eficácia, interligação, humanização, objetivo comum, longitudinalidade, ampliação do acesso, garantia de acesso, articulação, regulação, adaptabilidade, flexibilidade, abertura, fluidez, horizontalidade, formalização por contrato. Conclusão e Implicações para a prática As características expressaram complementaridade na formação do conceito de rede de atenção à saúde. No entanto, nota-se a ausência de um conceito totalizante para rede de atenção à saúde capaz de apresentar sua real abrangência e significado. Acredita-se que a compreensão do conceito e suas características influencie a operacionalização, governança e avaliação de desempenho da rede de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1