Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Malformation and death X Alcoholism: perspective of Nursing the Theory of Transitions for alcoholic pregnant women / Malformación y muerte X Alcoholismo: Perspectiva de Enfermería con la Teoría De La Transición en embarazada / Malformação e morte X Alcoolismo: perspectiva da Enfermagem com a Teoria da Transição em gestantes

Caires, Tharine Louise Gonçalves; Santos, Rosângela da Silva.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20180233, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1057762
RESUMO

Objetivo:

Analisar o conhecimento das mulheres, tratadas nos Centros de Atenção Psicossocial para álcool e drogas, acerca dos malefícios ocasionados pelo álcool na gestação, principalmente em relação à malformação fetal.

Método:

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizou o método Narrativa de Vida. Dados coletados entre fevereiro e maio de 2016, no município do Rio de Janeiro, com entrevista aberta e questão norteadora "Fale-me a respeito de sua vida que tenha relação com uso de bebida alcoólica durante a gestação e as orientações recebidas no pré-natal".

Resultados:

As narrativas revelaram falta de informação e medo de malformação (física) e morte fetal relacionados ao uso do álcool por gestantes. Discussão Malformação ou morte fetal podem desencadear um processo transicional nas mulheres. Considerações Finais As mulheres têm incipiente conhecimento de que o álcool pode acarretar danos ao feto. Consideram que a bebida pode influenciar, somente, no aparecimento de defeitos físicos nos filhos.
Biblioteca responsável: BR1.1