Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teste rápido para sífilis no pré-natal da atenção básica: avaliação institucional qualitativa e educação permanente em saúde / Rapid test for syphilis during prenatal primary care: qualitative institutional assessment and permanent education in health

Bagatini, Carmen Luísa Teixeira; Ceccim, Ricardo Burg; Machado, Rebel Zambrano; Bavaresco, Caren Serra.
Saúde Redes ; 2(1): 81­-95, jan. - mar. 2016.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1087296

Objetivo:

Analisar fatores intervenientes na realização do teste rápido de sífilis no pré-natal como tarefa da atenção básica.

Métodos:

Estudo de caso quanti-qualitativo, analisando-se notificações de sífilis em gestantes, planos municipais de implantação do teste e avaliação institucional qualitativa. Dados epidemiológicos tabulados e entrevistas qualitativas categorizadas pela análise de conteúdo.

Resultados:

contribuíram a preparação de médicos, enfermeiros e dentistas - como equipe; a participação do Serviço de Atenção Especializada - como apoiador matricial, e a construção da linha de cuidado - interior da rede Cegonha. Dificultaram rotatividade profissional, centralização no enfermeiro e baixa longitudinalidade da avaliação e formação no cotidiano.

Conclusão:

processo de trabalho das equipes, incluindo a composição em rede de saúde nos municípios, requerendo práticas pedagógicas de avaliação institucional qualitativa e educação permanente em saúde para que barreiras sejam rompidas e conexões sejam feitas, mesmo em programas pactuados no âmbito interfederativo bi ou tripartite e sob evidência epidemiológica.
Biblioteca responsável: BR1973.9