Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil dos orientadores de bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais / Profile of the advisors of scientific initiation Scholars at the Faculdade de Odontologia at Universidade Federal de Minas Gerais

Freitas, Gabrielle Amaral; Zarzar, Patrícia Maria Pereira de Araújo; Paiva, Saul Martins; Pordeus, Isabela Almeida; Ferreira, Fernanda de Morais.
Arq. odontol ; 56: 1-8, jan.-dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1087807

Objetivo:

Traçar o perfil dos orientadores de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais durante uma década.

Métodos:

Foi feita uma avaliação retrospectiva da formação, da carreira e daexperiência de orientações na pós-graduação e na graduação dos professores da Instituição que orientaram alunos como bolsistas do Programa de Iniciação Científica de 2006 a 2016. Com base em informações dos currículos cadastrados na plataforma Lattes do CNPq, a produção intelectual dos docentes foi analisada, quanti e qualitativamente, Qualis 2015. Para avaliar a correlação entre o número de orientações de Iniciação Cientifica e as demais variáveis numéricas, foi usado o coeficiente de correlação de Spearman e para verificar se existia diferença entre o número de orientações de Iniciação Cientifica entre as categorias das variáveis categóricas, foram usados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis.

Resultados:

Pouco mais de 35% (n = 44) do total de professores da Instituição, com formações, tempo de titulação e níveis de carreira diversos, alocados nos 4 departamentos, orientaram bolsistas no período; dos quais 18 tinham orientações em andamento. Quase 90% destes apresentam vínculo com Programa de pós-graduação. As áreas responsáveis pelo maior número de bolsas vigentes são a Odontopediatria e Odontologia social e preventivas. O número de orientações de Iniciação Científica concluídas e em andamento por orientador apresentou correlação positiva e significante (rs, p < 0,05) com a produção científica qualificada (≥ B3) e com o número de orientações de pós-graduação stricto sensu, mas não esteve correlacionada a outras produções e orientações.

Conclusão:

O perfil de orientadores de Iniciação Científica entre o período de 2006-2016 foi diversificado, com diferentes áreas de atuação, níveis de carreira e titulação. No entanto, observamos que a participação no Programa é pequena diante do total de docentes com titulação, capacidade de orientação e do número de alunos de graduação da Instituição. Isso se deve principalmente ao número de bolsas de Iniciação Científica não conseguir contemplar todos os professores que se inscrevem no programa.
Biblioteca responsável: BR365.1