Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de uma cartilha para a promoção do autocuidado na hanseníase / Development of a booklet for self-care promotion in leprosy

Martins, Rosa Maria Grangeiro; Dias, Ítala Keane Rodrigues; Sobreira, Cicera Luciana da Silva; Santana, Kelly Fernanda Silva; Rocha, Rhavena Maria Gomes Sousa; Lopes, Maria do Socorro Vieira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-7], 2019. ilus, graf
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1088064

Objetivo:

apresentar o desenvolvimento de uma cartilha educativa para a promoção do autocuidado na hanseníase.

Método:

trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em que se realizou o desenvolvimento da cartilha em quatro etapas (1ª) elaborou-se e submeteu-se o projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa; (2ª) buscaram-se, na literatura, conhecimentos existentes a respeito do tema; (3ª) realizou-se uma roda de conversa com pessoas com hanseníase acompanhadas em um Centro de Dermatologia e de Doenças Infecciosas; (4ª) elaboraram-se o conteúdo, roteiro, ilustrações e diagramação para a cartilha.

Resultados:

emergiu-se uma categoria temática a partir da roda de conversa "Conteúdos para uma cartilha de autocuidado na hanseníase", considerando-se as principais dúvidas, dificuldades e necessidades dos participantes do estudo. Intitulou-se a cartilha "Como cuidar do corpo na hanseníase", a qual se apresenta em 36 páginas, com dimensão de 210x148,5mm, impressa em papel couché fosco de 150g/m2.

Conclusão:

conclui-se que a cartilha desenvolvida é um material educativo elaborado de modo participativo que tem o potencial de contribuir para a promoção do autocuidado na hanseníase.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1