Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenção de enfermagem-primeiro banho do recém-nascido: estudo randomizado sobre o comportamento neonatal / Intervención de enfermería-primer baño del recién nacido: estudio aleatorizado sobre el comportamiento neonatal / Nursing intervention-first bath of the NB: a randomized study on neonatal behavior

Lima, Rosana Oliveira de; Estevam, Larissa Dantas; Leite, Franciele Marabotti Costa; Almeida, Márcia Valéria Souza; Nascimento, Luciana; Amorim, Maria Helena Costa; Bringuente, Maria Edla de Oliveira.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1088513
Resumo Objetivo Avaliar os efeitos da intervenção Enfermagem-primeiro banho sobre o choro e o sono do recém-nascido. Métodos Ensaio clínico randomizado controlado realizado no alojamento conjunto do Hospital Universitário do Espírito Santo (Brasil). A amostra constituiu-se de 33 neonatos a termo. O grupo experimental composto por 18 recém-nascidos recebeu a técnica intervenção de enfermagem-primeiro banho. As variáveis dependentes foram a presença de choro e o tempo de sono após o banho do RN a Intervenção-Primeiro Banho foi definida como variável independente. As variáveis de controle relacionadas ao recém-nascido foram: idade gestacional; peso ao nascimento; peso antes do banho; perda ponderal; dor neonatal; saturação; sinais vitais; temperatura do ambiente; temperatura da água; tempo do banho; e tempo do cuidado corporal por formulário específico após 24 horas de nascimento. Utilizou-se a Escala de Avaliação do Estado de Sono e Vigília, adaptada de Brazelton, a escala de NIPS para avaliação da dor neonatal. Resultados Os recém-nascidos do grupo intervenção do estudo dormiram cerca de 180 minutos, não apresentaram choro durante o experimento, e a avaliação da escala de dor neonatal foi menor. Conclusão A intervenção de enfermagem-primeiro banho pode apresentar melhora no estado comportamental dos recém-nascidos.
Biblioteca responsável: BR1.2