Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desbridamento de feridas em idosos na atenção primária em saúde / Debriding of wounds on elderly persons in primary health care

Girondi, Juliana Balbinot Reis; Soldera, Daniela; Evaristo, Scheila Monteiro; Locks, Melissa Orlandi Honório; Amante, Lúcia Nazareth; Vieira, Amanda de Souza.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(5): 20-25, 20190000. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1097459

Objetivo:

Identificar o conhecimento dos enfermeiros sobre desbridamento de feridas.

Metodologia:

Estudo exploratório, descritivo realizado com 22 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de um município do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre maio e junho de 2018 por meio de questionário semi estruturado online. Para análise dos dados utilizou-se o software de análise estatística descritiva.

Resultados:

Maioria dos enfermeiros conhece as técnicas de desbridamento e contraindicações, porém não sentem-se aptos e seguros para executá-lo, reflexo da fragilidade de instrumentalização, pois relatam que o conhecimento foi adquirido somente na graduação. Outro motivo de insegurança ao realizar o desbridamento é o distanciamento dessa prática diária.

Conclusões:

A instrumentalização dos enfermeiros com a prática do desbridamento é essencial para o processo de cicatrização de feridas. Uma vez que ações sistematizadas e individualizadas são fundamentais para o sucesso do tratamento de feridas complexas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2