Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estilo de vida dos trabalhadores da saúde atuantes no norte de Minas Gerais / Lifestyle of living health workers in the north of Minas Gerais

Rocha, Suelen Ferreira; Silva, Carla Silvana de Oliveira e; Carrasco, Viviane; Andrade, João Marcus Oliveira; Almeida, Emerson Willian Santos de; Silva Junior, Renê Ferreira da; Dias, Orlene Veloso.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(5): 143-148, 20190000. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1097692

Objetivo:

analisar o estilo de vida dos trabalhadores da saúde que prestam assistência direta a pacientes críticos/crônicos.

Métodos:

estudo transversal realizado com 235 trabalhadores da área da saúde que atuam nos serviços hospitalares referência em oncologia, nefrologia, terapia intensiva neonatal e pronto socorro do Norte de Minas Gerais. Foi utilizado instrumento autoaplicável, com questões referentes as características sociodemográficas, de formação e ocupacionais dos participantes, bem como questionário denominado Estilo de Vida Fantástico. Os dados foram tabulados e analisados por meio de software estatístico SPSS (Statistical Package Social Science), versão 20.0.

Resultados:

o valor médio global do estilo de vida foi de 72,38 pontos, o qual prediz em um estilo de vida "Muito bom". Quanto as categorias agrupadas 17 (7,2%) trabalhadores apresentaram estilo de vida pouco saudável, e os domínios do questionário Fantástico que alcançaram as menores médias foram o de atividade física, seguido pelo tipo de comportamento e nutrição, estes que mais requerem mudanças.

Conclusão:

os trabalhadores da saúde apresentaram um estilo de vida muito bom e o Técnico de Enfermagem apresentou o estilo de vida menos saudável. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2