Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ética no fazer profissional da enfermagem: reflexões à luz do pensamento de Hannah Arendt / Ética en la labor del profesional de la enfermería: reflexiones a la luz del pensamiento de Hannah Arendt / Ethics in the nursing professional actvity: reflections in the light of Hannah Arendt thought

Dalcin, Camila Biazus; Serpa, Rafaela; Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos; Tourinho, Francis Solange Vieira; Rocha, Patrícia Kuerten.
Rev. baiana enferm ; 33: e29654, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1098723
Objetivo refletir sobre a ética no fazer profissional da enfermagem, levando em consideração os conceitos de condição humana e a banalidade do mal de Hannah Arendt. Método reflexão teórico-filosófica. Resultados o pensamento crítico reflexivo deve ser parte do fazer profissional da enfermagem, para que seja aceita a condição humana - o labor, o trabalho e a ação - da ética no cuidado, evitando, assim, fragmentações, erros e mecanização do cuidado de enfermagem. A banalidade do mal pode ser transposta por meio da educação permanente e continuada do profissional de enfermagem. Conclusão ao utilizar conceitos do pensamento de Hannah Arendt, percebe-se a importância de que o profissional da enfermagem assuma uma postura crítico-reflexiva e ética de não julgamento, destacando-se que a educação em saúde, trabalho em equipe e sentimento de pertencimento à profissão de enfermagem, são elementos importantes para o fortalecimento profissional.
Biblioteca responsável: BR342.1