Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Liderança no ambiente hospitalar: diferenças entre enfermeiros assistenciais e enfermeiros gerentes / Leadership in the hospital environment: differences between of registered nurses and nurse managers

Carlos, Ana Maria Martins; Kuiava, Isabel Berns; Nogueira, Marcello Maciel; Menegon, Fernando Henrique Antunes; Andrade, Selma Regina de; Santos, José Luís Guedes dos.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(6): 143-148, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1099617

OBJETIVO:

analisar a diferença entre a perspectiva de liderança de enfermeiros assistenciais e gerentes no ambiente hospitalar.

MÉTODO:

estudo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do Brazilian Nursing Work Index Revised com uma amostra de 106 enfermeiros de hospital universitário público da Região Sul do Brasil e submetidos à análise estatística descritiva.

RESULTADOS:

A média da subescala de Liderança para os enfermeiros assistenciais e gerentes foi 2,16(±0,51) e 1,92(±0,49), respectivamente. Não foi houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Os itens com maior dissonância referem-se à prática do gerente de enfermagem como líder e sua interação com a equipe.

CONCLUSÃO:

o estudo evidenciou aspectos que podem contribuir para a melhoria do ambiente de prática e para o desenvolvimento da liderança de enfermeiros no ambiente hospitalar. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2