Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação cotidiana no Sistema Único de Saúde em sua terceira década / Práctica diaria en el Sistema Unico de Salud en su tercera década / Daily practice in the Brazilian Unified Health System in its third decade

Gontijo, Mariana Delfino; Viegas, Selma Maria da Fonseca; Freitas, Amanda Tainara Souza; Maia, Amanda Ferreira de Faria; Nitschke, Rosane Gonçalves; Nabarro, Marta.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(4): e20190350, 2020. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1101162
RESUMO Objetivo compreender a atuação cotidiana no Sistema Único de Saúde (SUS), em sua terceira década, sob a ótica dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Método pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados e no Interacionismo Simbólico, com 82 profissionais de saúde que atuam na APS. Teve como fonte de evidências a entrevista aberta individual e memorandos. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2017 e março de 2018, em 14 unidades de APS de três municípios pertencentes às regiões sanitárias distintas de Minas Gerais. Resultados a atuação cotidiana no SUS é apresentada pelos profissionais da APS e perpassa pela compreensão que tem do SUS, do trabalho na APS e sua implicação na atuação profissional; pelo impacto da gestão; o contexto atual do SUS e sua influência na assistência (in)segura. Conclusões e implicações para a prática fatores que ocasionam insegurança ao profissional podem comprometer a qualidade da assistência e as boas práticas, contribuindo para reflexões de profissionais, gestores e usuários sobre a relevância da proatividade na participação popular para que mudanças ocorram frente ao contexto da APS possibilitando ao profissional mais segurança em suas ações e melhorias na qualidade da atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1