Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Accuracy of the clinical indicators of ineffective health management in celiac people / Acuridad de los indicadores clínicos de gestión ineficaz de la salud en celíacos / Acurácia dos indicadores clínicos de controle ineficaz da saúde em celíacos

Silva, Leonardo Alexandrino da; Bessa, Cristina Costa; Guedes, Nirla Gomes; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Silva, Viviane Martins da; Santos, Jorgiana Cavalcanti dos; Chaves, Patricia Fernandes.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20180739, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1101496
RESUMO

Objetivo:

analisar a acurácia dos indicadores clínicos de "Controle ineficaz da saúde" em celíacos e verificar associações entre características sociodemográficas e indicadores clínicos.

Método:

estudo transversal, realizado de maio a setembro de 2017, com 83 celíacos, através de entrevista. As medidas de acurácia foram definidas pelo modelo de classe latente.

Resultados:

houve prevalência de "Controle ineficaz da saúde" de 55,69%. "Falha em agir para reduzir fatores de risco" e "Falha em incluir o regime de tratamento à vida diária" melhor predizem esse diagnóstico. Ocupação remunerada reduz a chance da presença de "Dificuldade com regime prescrito". Participação em associação de apoio reduz a chance da presença de "Dificuldade com regime prescrito", "Escolhas na vida diária ineficazes para atingir as metas de saúde" e "Falha em agir para reduzir fatores de risco".

Conclusão:

a identificação de indicadores clínicos acurados auxilia o raciocínio clínico para inferência diagnóstica, em contextos de saúde específicos.
Biblioteca responsável: BR21.1