Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestão de custos assistenciais em operadoras de planos de saúde: interface com auditoria do cuidado / Management of assistance costs in health plan operators: interface with audit of care / Gestión de costos de asistencia en operadores del plan de salud: interfaz con la auditoría de cuidado

Mayer, Barbara Letícia Dudel; Banaszeski, Célio Luiz.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 23(264): 3952-3958, maio.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1102662

Objetivo:

este estudo buscou identificar estratégias utilizadas na Gestão de Custos Assistenciais com interface na Auditoria do Cuidado.

Método:

trata-se de pesquisa de cunho qualitativo do tipo revisão integrativa da literatura. Foi realizada busca em bases de dados da área da saúde SciELO, Pubmed, LILACS e Ibecs. O período de publicação compreendeu os últimos cinco anos, artigos disponíveis online e em língua portuguesa, inglês ou espanhola. Foram selecionados 11 artigos.

Resultados:

a análise dos dados teve como base o proposto pela pesquisa qualitativa em saúde, conforme Minayo. Uma categoria temática intitulada 'Gestão de custos assistenciais e a interface com auditoria do cuidado'.

Conclusões:

o enfermeiro é o profissional que pode realizar a auditoria voltada a qualidade do cuidado, gerenciando os custos relacionados ao mesmo. Quando associado a tecnologias, protocolos, instrumentos avaliativos, a auditoria do cuidado se mostra mais efetiva, sendo estas as principais estratégias para a gestão de custos assistenciais com interface direta na auditoria do cuidado.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2