Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rede de suporte social e tecnologias de cuidados para idosos com deficiência / Social support network and care technologies for the elderly with disabilities

Girondi, Juliana Balbinot Reis; Bittencourt, Rosa Line; Fernandez, Darla Lusia Ropelato; Schier, Jordelina; Tristão, Francisco Reis; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 81-86, jun. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1102695

Objetivo:

investigar as redes de suporte social da pessoa idosa com deficiência e as tecnologias inovadoras de cuidado implementadas à pessoa idosa com deficiência e de suporte ao cuidador.

Método:

pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa, realizada no período de abril a outubro de 2016. Participaram 26 instituições não governamentais. Realizou-se aplicação de entrevista semiestruturada; empregada Análise Temática para tratamento dos dados.

Resultados:

Evidenciou-se que estratégias como grupos de convivência, grupos de apoio, arte como terapia e atividades de lazer podem ser considerados tecnologias de cuidado. Destacou-se a forma como as famílias estão sendo preparadas para cuidar do idoso com deficiência, já que uma parcela não possui cuidador ou apresenta rede de suporte familiar insuficiente.

Conclusão:

observou-se a necessidade reflexão quanto a expansão de serviços que visam a integração social do idoso com deficiência, sendo a criação de centros-dia para esta clientela, uma delas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2