Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil e Satisfação Profissional do Enfermeiro Oncologista: Retrato de Sergipe / Profile and professional satisfaction of the oncologist nurse: portrait of Sergipe

Kameo, Simone Yuriko; Rocha, Larissa Raquel Costa; Santos, Moniery da Silva.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 142-146, jun. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1102887
Traçar o perfil do enfermeiro de unidades ambulatoriais e hospitalares oncológicas no estado de Sergipe e analisar seu nível de satisfação no trabalho em oncologia.

Metodologia:

Estudo exploratório, transversal, quantitativo, realizado com 26 enfermeiras que atuam em oncologia em Sergipe. Realizadas entrevistas sobre os aspectos sociodemográficos, acadêmicos, profissionais e avaliação do nível de satisfação profissional, mediante questionário S20/23, no período de julho/dezembro de 2017.

Resultados:

Todas do sexo feminino, média de 35 anos de idade, maioria sem especialização na área oncológica. Quanto à satisfação profissional global, verificou-se que 45% são parcialmente satisfeitas e 30% totalmente satisfeitas para os fatores abordados, com escore médio de satisfação de 4,22.

Conclusão:

Ficou evidente a falta de qualificação especializada, predomínio da satisfação no trabalho quanto ao relacionamento com os pacientes. Espera-se que os gestores percebam à importância de um olhar para a saúde e subjetividade de enfermeiros oncológicos para melhoria da assistência. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2