Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Critérios clínicos e insumos utilizados no banho de recém-nascidos pré-termo de muito baixo peso / Clinical criteria and inputs used in the bath of very low birth weight preterm newborns

Silva, Samara Cecilia Sabino Pereira da; Oliveira, Elizandra Cassia da Silva; Verissimo, Ana Virginia Rodrigues; Mendes, Katia Maria; Oliveira, Regina Celia de.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(2): 127-132, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1104392
Objetivo: identificar os critérios clínicos e insumos utilizados para a administração do primeiro banho em recém-nascido prematuro de muito baixo peso internado em unidades de terapia intensiva neonatal.Métodos: estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Com base no Método Canguru/Ministério da saúde, realizado em cinco unidades de terapia intensiva neonatal; população composta por 82 profissionais da equipe de enfermagem. Resultados: os critérios clínicos não apontados na avaliação foram 19,5% para a saturação de oxigênio, 23,2% frequência cardíaca e 29,3% frequência respiratória. Os insumos utilizados na realização do primeiro banho: água de torneira aquecida 56,1%, com controle bacteriológico 52,4%, sabão líquido 89,0%, com pH neutro em 76,8%. Conclusão: a não observância dos sinais clínicos e os insumos inadequados para a realização do banho do recém-nascido prematuro de muito baixo peso pode colocar em risco a segurança do paciente; emergindo adequações para fortalecimento da prática clínica da enfermagem. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2