Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevention and control measures for neonatal COVID-19 infection: a scoping review / Medidas de prevención y control para la infección neonatal de COVID-19: revisión del alcance / Medidas de prevenção e controle de infecção neonatal por COVID-19: revisão de escopo

Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Alves, Mayrene Dias de Sousa Moreira; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.2): e20200467, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1115409
RESUMO

Objetivo:

identificar junto à literatura as medidas de prevenção e controle de infecção neonatal por COVID-19.

Métodos:

revisão de escopo, realizada mediante busca de estudos em bases de dados e sites institucionais de saúde. A amostra final foi de 25 publicações.

Resultados:

dentre as principais medidas, destacam-se o uso de máscaras por pessoas suspeitas ou infectadas no contato com neonatos saudáveis, a higienização das mãos antes e após cada cuidado e mamada assim como dos utensílios utilizados para ordenha. É indispensável o uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde nos serviços de neonatologia e a manutenção de quarto privativo para neonatos infectados ou uso de barreiras físicas. O diagnóstico precoce e manejo oportuno dos casos é fundamental para a redução da transmissibilidade do vírus.

Conclusões:

a pesquisa contribuiu para elucidação das ações de saúde e enfermagem na prevenção e controle de infecção neonatal por COVID-19.
Biblioteca responsável: BR1.1