Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Care opportunities for premature infants: home visits and telephone support / Oportunidades de cuidados à criança prematura: visita domiciliar e suporte telefônico / Posibilidades en el cuidado de bebés prematuros: visitas a domicilio y asistencia telefónica

Silva, Rosane Meire Munhak da; Zilly, Adriana; Nonose, Eliana Roldão dos Santos; Fonseca, Luciana Mara Monti; Mello, Débora Falleiros de.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1115739

Objetivo:

analisar oportunidades de orientações para promoção do cuidado de crianças prematuras em visita domiciliar e suporte telefônico.

Método:

estudo qualitativo na perspectiva da hermenêutica filosófica com 18 mães de crianças prematuras egressas de unidade hospitalar. Realizou-se contato hospitalar e em seguida entrevistas, aos 15 e 45 dias após a alta e aos seis meses de idade da criança, com análise de dados por interpretação de sentidos, a partir de 25 visitas domiciliares e 56 suportes telefônicos.

Resultados:

duas unidades temáticas emergiram Necessidades de contato e orientações o lugar das visitas domiciliares e Oportunidades de resolução de dúvidas por suporte telefônico, indicando aspectos que sugerem fragilizar a saúde infantil, descontinuidade no seguimento e vulnerabilidade nos acompanhamentos especializados. Visita domiciliar e suporte telefônico favoreceram a apreensão de necessidades de saúde, dúvidas de cuidados básicos e resolução de problemas, como formas para prevenir danos e promover saúde infantil.

Conclusão:

visita domiciliar e suporte telefônico despontam como práticas colaborativas de cuidados e detecção de condições latentes, que podem ser reduzidas ou interrompidas com prontidão de retorno de orientações, sugerindo estratégias oportunas para incrementar seguimento, vinculação e acesso aos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR26.1