Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Path taken by morbidly obese people in search of bariatric surgery in the public health system / Caminho percorrido por obesos mórbidos em busca da cirurgia bariátrica no sistema público de saúde / Camino recorrido por obesos mórbidos en la búsqueda de la cirugía bariátrica en el sistema público de salud

Conz, Claudete Aparecida; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Kortchmar, Estela; Braga, Vanessa Augusta Souza; Machado, Renata Evangelista Tavares; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1115747

Objetivo:

compreender o caminho percorrido no sistema público de saúde pela pessoa com obesidade mórbida em busca da cirurgia bariátrica.

Método:

pesquisa qualitativa fundamentada na fenomenologia social de Alfred Schütz, com 17 pessoas obesas mórbidas hospitalizadas, com data agendada para a cirurgia bariátrica. Utilizou-se a entrevista fenomenológica com questões abertas e os depoimentos foram analisados à luz do referencial teórico-metodológico e literatura referente ao tema.

Resultados:

os participantes conseguiram agendamento para a cirurgia bariátrica por meio da indicação de amigos, familiares e pessoas públicas. A fila de espera pelo procedimento gerou angústia e ansiedade devido ao medo da cirurgia, aumento do peso, risco de agravamento da saúde e das limitações físicas, mas auxiliou na preparação para sua realização. A experiência vivida na busca pela cirurgia bariátrica levou essas pessoas a desejarem a continuidade da assistência na Unidade Básica de Saúde, após a cirurgia, por profissionais capacitados para atender as suas necessidades.

Conclusão:

os aspectos inscritos no caminho de pessoas em busca de cirurgia bariátrica sinalizam a necessidade de fortalecimento dos fluxos assistenciais do sistema público de saúde e de investimento na capacitação profissional para redução das desigualdades no acesso à cirurgia bariátrica e incremento da qualidade dos serviços.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1