Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepções de usuários ribeirinhos sobre a atenção à saúde no âmbito da Estratégia Saúde da Família / Riverine people's perceptions on health care concerning the family health strategy / Percepciones de usuarios ribereños en la atención de la salud en el ámbito de la estrategia salud de la familia

Machado, Thyago Douglas Pereira; Silva, Francisco Lucas Sales Dressler; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataíde; Nogueira, Laura Maria Vidal; Brasil, Gisele de Brito.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 1011-1016, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1117076

Objetivos:

Identificar a percepção de usuários ribeirinhos sobre a atenção à saúde ofertada no arquipélago do Combú e Discutir se essa atenção considera as particularidades socioculturais dessa população.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo, realizado com 26 ribeirinhos cadastrados na estratégia saúde da família da Ilha do Combú. As informações foram coletadas em agosto/setembro de 2017, por meio de entrevistas individuais e analisadas por análise de conteúdo temática.

Resultados:

Mediante a análise organizaram-se duas categorias A importância da atenção à saúde ofertada em uma Estratégia Saúde da Família Ribeirinha e A cultura no contexto da Atenção à Saúde para os ribeirinhos.

Conclusão:

Embora a atenção à saúde considere a peculiaridade local, a carência de profissionais e insumos, não estando em consonância com as políticas públicas é fator de associação com baixa qualidade no serviço, voltando-se a uma visão curativista sem um olhar ampliado das possibilidades de oferta de atenção à saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1