Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of Sexuality on the Health of the Elderly in Process of Dementia: Integrative Review / Influencia de la sexualidad en la salud del anciano con demencia: revisión integradora / Influência da sexualidade na saúde dos idosos em processo demencial: revisão integrativa

Souza Júnior, Edison Vitório de; Silva, Cristiane dos Santos; Lapa, Poliana Souza; Trindade, Laís Emily Souza; Filho, Benedito Fernandes da Silva; Sawada, Namie Okino.
Aquichan ; 20(1): e2016, Jan.-Mar. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS, COLNAL | ID: biblio-1124142
RESUMO

Objetivo:

verificar a influência da sexualidade na saúde dos idosos em processo demencial.

Materiais e métodos:

trata-se de uma revisão integrativa. Realizou-se uma busca criteriosa em nove bases de dados, no entanto somente cinco delas disponibilizaram artigos que atendessem ao escopo do estudo Medline, Lilacs, BDENF, Scopus e WoS. Adotaram-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) "sexualidade", "demência" e "idoso", e os descritores catalogados no Medical Subject Headings (MeSH) "sexuality", "dementia" e "aged". Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados oito artigos que compuseram a amostra do estudo.

Resultados:

o exercício da sexualidade influencia, com alguns efeitos benéficos, a saúde de idosos com demência por proporcionar, especialmente, melhor percepção de qualidade de vida e bem-estar. Contudo, não se pode generalizar em virtude da insuficiência metodológica evidenciada nos estudos encontrados para a construção desta revisão.

Conclusões:

devido à limitação de estudos que abordassem a temática e à insuficiência metodológica dos que foram incluídos na presente revisão, torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que demonstrem com profundidade a influência da sexualidade nessa população, pois poderá se constituir como mais uma abordagem de promoção e proteção da saúde para os idosos com demência.
Biblioteca responsável: CO171.1