Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de cuidados do enfermeiro na atenção primária à saúde: gestão do cuidado da pele do idoso / Prácticas de enfermería en atención primaria de salud: gestión del cuidado dérmico del anciano / Nursing care practices in primary health care: elderly people's skin care management

Tristão, Francisco Reis; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Zamprogna, Katheri Maris; Soares, Cilene Fernandes; Evaristo, Scheila Monteiro; Vieira, Amanda de Souza.
Cogit. Enferm. (Online) ; 25: e65223, 2020.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1124588
RESUMO

Objetivo:

identificar práticas de cuidado empregadas pelos Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família para prevenção, diagnóstico de enfermagem e tratamento de lesão por fricção e lesão por pressão em idosos na comunidade.

Método:

estudo qualitativo descritivo com 25 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, lotados no âmbito da Secretaria Municipal de São José/Santa Catarina. Para coleta de dados, aplicou-se questionário semiestruturado entre março e maio de 2018. Os dados foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo.

Resultados:

emergiram quatro categorias distintas relacionadas às práticas do enfermeiro para cuidado da pele do idoso Ferramentas para avaliação clínica da pele do idoso; Avaliação do risco para as lesões em idosos; Estadiamento das lesões; e Tratamento das lesões em idosos.

Conclusão:

observou-se a necessidade de maior investimento institucional em ações de educação permanente aos profissionais de Enfermagem, para que sejam efetivadas boas práticas de cuidado na prevenção, estadiamento e manejo das lesões estudadas.
Biblioteca responsável: BR21.1