Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Itinerário terapêutico das famílias de crianças com microcefalia / Itinerario terapéutico de familias de niños con microcefalia / Therapeutic itinerary of families of children with microcephaly

Souza, Manuela de Jesus; Morais, Aisiane Cedraz; Lima, Isamara de Souza; Mascarenhas, Jéssica Souto; Lima, Maricélia de Maia; Amorim, Rita da Cruz.
Rev. baiana enferm ; 33: e32966, 2019.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1125877
Objetivo analisar o itinerário terapêutico de famílias de crianças com microcefalia no interior da Bahia. Método estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado no Centro de Apoio aos Pais de Crianças acometidas pela Síndrome Congênita associada ao Zika Vírus no interior da Bahia. Participaram nove familiares de crianças cadastradas nesse serviço. Os dados foram coletados de julho a novembro de 2017, por meio de entrevista semiestruturada, e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados emergiram três categorias Itinerário para o Diagnóstico, Itinerário Terapêutico para acompanhamento da criança com Microcefalia e Suporte Social para o cuidado da criança com microcefalia. Conclusão o itinerário terapêutico de famílias de crianças com microcefalia no interior da Bahia destacou o sistema profissional e incluiu a dificuldade para o diagnóstico, a rede social e a espiritualidade, que apareceram como importantes suportes a esses familiares para o cuidado cotidiano, e valorização das crenças e cuidado cotidiano das famílias, que permitiram maior vínculo com a equipe de saúde.
Biblioteca responsável: BR342.1