Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Self-perceived body image and body satisfaction of adolescents / Imagem corporal autopercebida e satisfação corporal de adolescentes

Justino, Maraísa I. C; Enes, Carla Cristina; Nucci, Luciana Bertoldi.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 20(3): 715-724, July-Sept. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | SES-SP, LILACS | ID: biblio-1136456
Resumo

Objetivos:

avaliar a imagem corporal autopercebida e a satisfação corporal de adoles-centes e seus fatores associados.

Métodos:

estudo transversal realizado com 200 adolescentes de uma organização não governamental de Campinas-SP. A imagem corporal autopercebida foi avaliada por meio de escala de silhuetas e a satisfação corporal por áreas do corpo. A associação entre dados sociodemográficos e antropométricos e imagem e satisfação corporal foi avaliada por regressão logística.

Resultados:

setenta por cento dos meninos com peso normal e 88% das meninas perce-beram erroneamente seu estado nutricional de acordo com os parâmetros objetivos. A prevalência de insatisfação corporal foi de 76,5%. Vinte e dois por cento dos adolescentes relataram insatisfação com a forma corporal. A autopercepção da imagem corporal foi asso-ciada ao estado nutricional (OR= 0,25; IC95%=0,09-0,73), obesidade abdominal (Relação cintura estatura- RCE) (OR=26,57; IC95%=3,98-177,18) e sexo (OR=2,65; IC95%=1,16-6,05).

Conclusões:

identificou-se uma importante distorção e insatisfação com a forma corporal. Meninas, adolescentes com sobrepeso / obesidade e aqueles com obesidade abdo-minal têm mais chances de apresentar dessa condição. Esses achados podem subsidiar ações que tratam da questão da aceitação da autoimagem, prevenindo distúrbios mais graves que podem afetar diretamente a saúde dos jovens.
Biblioteca responsável: BR663.1