Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with the consumption of fruits and vegetables by schoolchildren: a comparative analysis between 2007 and 2012 / Fatores associados ao consumo de frutas e de vegetais por escolares: uma análise comparativa entre 2007 e 2012

Soar, Claudia; Gabriel, Cristine Garcia; Neves, Janaina das; Bricarello, Liliana Paula; Machado, Mick Lennon; Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de.
Rev. Nutr. (Online) ; 33: e190260, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, SES-SP | ID: biblio-1136691
RESUMO Objetivo Realizar análise comparativa do consumo adequado de frutas e de vegetais e seus fatores associados em escolares. Métodos Em estudos transversais de 2007 (n=2.836) e de 2012 (n=2.506), foram investigadas amostras probabilísticas representativas de escolares de ambos os sexos, com idade entre 7 e 14 anos, pertencentes a escolas públicas e privadas de Florianópolis, SC. As variáveis de exposição foram sexo, idade, renda familiar per capita, escolaridade da mãe e sistema escolar. A variável de desfecho (consumo de frutas e de vegetais) foi coletada por meio da terceira versão validada do questionário alimentar do dia anterior. A partir do teste de chi-quadrado, as variáveis de exposição com valor de p<0,20 foram elegíveis para análise por meio de modelos bruto e ajustado de regressão logística múltipla. Enquanto isso, as que apresentaram valor de p<0,05 foram consideradas associadasao consumo de frutas e de vegetais. Resultados Não houve diferenças significativas no consumo adequado entre 2007 e 2012. Enquanto em 2007 a renda familiar per capita era a única variável de exposição associada, em 2012 apenas a escolaridade da mãe, com ensino superior completo, foi fator protetor para o consumo adequado de frutas e de vegetais. Conclusão Apesar das estratégias governamentais para estimular o consumo de frutas e de vegetais no Brasil, seus resultados ainda não são perceptíveis, exigindo mais tempo para uma avaliação de eficácia.
Biblioteca responsável: BR13.3