Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O Que Já Aprendemos?: Educação Médica, Vulnerabilidades e Responsabilidade Social em Tempo de Pandemia / Lessons Learned?: Medical Education, Vulnerabilities and Social Accountability During the Pandemic

Raimondi, Gustavo Antonio; Tourinho, Francis Solange Vieira.
Rev. bras. educ. méd ; 44(supl.1): e137, 2020.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1137579
Resumo

Introdução:

Com a pandemia da Covid-19 houve um recrudescimento da vulnerabilidade, do empobrecimento e do desemprego. Com base no pressuposto de que uma escola médica responsável e comprometida precisa estar atenta às necessidades básicas da sociedade para que os processos formativos possam atender a elas, torna-se necessário refletir sobre a educação médica em tempos de pandemia.

Objetivo:

O presente ensaio buscará refletir criticamente sobre "o que já aprendemos" em relação à educação médica no contexto atual de pandemia da Covid-19. Desenvolvimento Em 2010, a revista Lancet publicou um manuscrito intitulado "Health professionals for a new century transforming education to strengthen health systems in an interdependent world", o qual realiza uma análise histórica e socioepidemiológica sobre a formação em saúde, a fim de refletir sobre as características necessárias para uma formação profissional voltada para o século XXI. Diante disso e dos 20 anos vividos em um novo século, questionamo-nos como estamos formando profissionais para o século XXI? Estamos reproduzindo padrões tecnicistas com uma "nova roupagem" ou promovendo a responsabilidade social ao longo do processo formativo? Estamos utilizando metodologias ativas com um enfoque técnico ou ampliando a análise a partir da perspectiva da determinação social do processo saúde-doença proposta pelas DCN? Não é nossa proposta apresentar uma resposta simples, mas fomentar o debate para que possamos pensar juntos(as) quais são os caminhos possíveis para ampliarmos nossa formação e realmente pensarmos em processos formativos voltados para a promoção da equidade no século XXI.

Conclusão:

Precisamos advogar em função dos usuários do SUS e também despertar em nossos(as) estudantes o olhar para essa necessidade. As demandas sociais da atualidade também exigem competências atitudinais e relacionais dos profissionais da saúde, o que precisa ser colocado em prática na formação desses profissionais.
Biblioteca responsável: BR1.1