Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social determinants of health and COVID-19 infection in Brazil: an analysis of the pandemic / Determinantes sociales de la salud y la infección por COVID-19 en Brasil: un análisis de la pandemia / Determinantes sociais da saúde e infecção por COVID-19 no Brasil: uma análise da epidemia

Figueiredo, Alexandre Medeiros de; Figueiredo, Daniela Cristina Moreira Marculino de; Gomes, Luciano Bezerra; Massuda, Adriano; Gil-García, Eugenia; Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo; Daponte, Antonio.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.2): e20200673, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1137599
RESUMO

Objetivo:

Analisar a influência de fatores socioeconômicos, demográficos, epidemiológicos e da estrutura do sistema de saúde na evolução da pandemia da COVID-19 no Brasil.

Métodos:

Estudo ecológico com variáveis extraídas de bancos de dados, tendo a incidência e mortalidade por COVID 19 até 23 de agosto de 2020, nos estados brasileiros, como variáveis-resposta. A magnitude das associações foi estimada usando o coeficiente de correlação de Spearman e análise de regressão múltipla.

Resultados:

Nos estados brasileiros, 59,8% da variação da incidência de COVID-19 foi justificada pela desigualdade de renda, maior adensamento domiciliar e maior letalidade. No caso da mortalidade, essas mesmas variáveis explicaram 57,9% das variações encontradas nas Unidades Federativas do país.

Conclusão:

Nossos resultados indicam que fatores socioeconômicos influenciaram a evolução e impacto da COVID-19 no Brasil. Dessa forma, sugerimos ações abrangentes a fim de garantir condições econômicas e o fortalecimento das redes de saúde para populações com vulnerabilidade socioeconômica.
Biblioteca responsável: BR21.1