Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profile of female deaths by homicide in the city of Goiânia / Perfil de homicidio muerte de mujeres en la ciudad de Goiania / Perfil dos óbitos femininos por homicídios no município de Goiânia

David, Luana Muzzi Vaz; Minamisava, Ruth; Vitorino, Priscila Valverde de Oliveira; Rocha, Maria José Pereira; Carneiro, Viviane Santos Mendes; Vieira, Maria Aparecida da Silva.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.4): e20180985, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1137695
RESUMO

Objetivos:

identificar o perfil de homicídios femininos no município de Goiânia, Goiás.

Métodos:

estudo transversal, descritivo, que caracterizou os óbitos femininos por homicídios de 2008 a 2015, ocorridos em Goiânia, registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade. Foram elegíveis casos de homicídios de mulheres com idade ≥ 10 anos que residiam em Goiânia. Foram excluídas as outras causas de morte. Análise estatística descritiva com frequências.

Resultados:

376 mulheres morreram por agressão, observando-se um aumento da porcentagem de óbitos anualmente. A maioria das vítimas era jovens (57,5%), solteiras (78,8%), pardas (61,1 %) e de baixa escolaridade (58,4%). O meio de agressão mais frequente foi com arma de fogo (64,0%). Os distritos sanitários com maior registro de óbitos femininos por agressão foram Sudoeste, Centro e Noroeste, respectivamente.

Conclusões:

o perfil predominante das mulheres vítimas de feminicídio foi jovens, pardas, solteiras, com baixo nível de escolaridade e moradoras de regiões menos favorecidas.
Biblioteca responsável: BR1.1