Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hospital care for elderly COVID-19 patients / Atendimento hospitalar ao idoso com COVID-19 / Atención hospitalaria al adulto mayor con COVID-19

Fhon, Jack Roberto Silva; Silva, Luipa Michele; Leitón-Espinoza, Zoila Esperanza; Matiello, Fernanda de Brito; Araujo, Jessica Silva de; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3396, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1139215

Objetivo:

analisar as matérias jornalísticas sobre o atendimento hospitalar aos idosos com COVID-19 nos veículos de comunicação online.

Método:

pesquisa documental, retrospectiva, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados de matérias publicadas em websites de acesso livre de 12 jornais dos seguintes países Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Portugal.

Resultados:

do total de 4.220 matérias jornalísticas identificadas a esse respeito, 101 foram selecionadas após aplicação dos critérios de inclusão, a maioria proveniente da Itália. A análise dos dados revelou três categorias temáticas O atendimento ao paciente com COVID-19 no sistema de saúde; Processo de trabalho da equipe de saúde e sua preocupação com o contágio; e Dilema ético no atendimento ao idoso durante a internação hospitalar.

Conclusão:

a pandemia da COVID-19 se apresentou de forma rápida e foi bastante noticiada em todos os países. É necessário que os sistemas de saúde se reorganizem para o atendimento à população mundial, sobretudo ao idoso, considerando suas fragilidades e também a ausência de capacitação profissional prévia para oferecer assistência a essa população.
Biblioteca responsável: BR26.1