Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência / Gincana para la enseñanza de inmunización a los académicos de enfermería: relato de la experiencia / Games for teaching immunization to nursing students: experience report

Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 10(1): 2959, out. 2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1140656

Objetivo:

Descrever a experiência na construção e aplicação de uma gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de Enfermagem.

Método:

Trata-se de um relato de experiência de uma gincana que foi construída com base em cinco jogos adaptados ao conteúdo de imunização dramatização, paródia, tabuleiro, palavra cruzada e, verdadeiro ou falso. Esse conteúdo é abordado na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente de uma Universidade Pública do Centro-Oeste Brasileiro.

Resultados:

Todos foram aplicados para acadêmicos de Enfermagem, durante duas aulas, com duração de oito horas. Os acadêmicos são divididos em quatro grupos e vence o grupo que obtiver maior pontuação na gincana. A maior dificuldade encontrada foi a falta de preparo por parte dos alunos para a gincana, com pouco estudo prévio sobre a temática, consequência de os estudantes não estarem habituados a trabalhar em grupo de forma participativa, assumindo o protagonismo do seu aprendizado. Entretanto, considera-se que os jogos foram recursos positivos para a resolução de problemas e reflexão sobre o conteúdo teórico.

Conclusão:

Conclui-se que os jogos podem ser utilizados no ensino quando adaptados ao conteúdo desejado, pois permitem o aprofundamento teórico de maneira lúdica e prazerosa aos estudantes (AU)
Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR1259.1