Your browser doesn't support javascript.

BVS Integralidade em Saúde

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios da enfermagem em uma unidade de transplantes ante a Covid-19 / Nursing challenges in a transplant unit in the face of Covid-19 / Retos de la enfermería en una unidad de trasplante frente a Covid-19

Oliveira, Heloisa Sousa; Silva, Alan Rodrigues da; Barbosa, Aglauvanir Soares; Ramos, Isakelly de Oliveira; Studart, Rita Mônica Borges.
Rev. SOBECC ; 25(4): 219-226, 21-12-2020.
Artigo em Português | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-1141399

Objetivo:

Conhecer a percepção dos enfermeiros que atuam em uma unidade de transplantes sobre os desafios de sua atuação ante a COVID-19.

Método:

Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma unidade de transplantes de um hospital referência do Ceará, entre março e junho de 2020, por meio de entrevista. Os dados foram analisados pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Posteriormente, foi realizada a análise fatorial por correspondência (AFC) e gerada uma nuvem de palavras para a qual foram consideradas as evocações que apareceram com maior frequência.

Resultados:

Participaram do estudo 14 enfermeiros, a maioria do sexo feminino. O conteúdo analisado foi categorizado em três classes organização do fluxo de atendimento de casos suspeitos, equipamento de proteção individual no contexto da pandemia da COVID-19, o emocional ante a pandemia.

Conclusão:

Constatou-se que os enfermeiros sofrem ante as fragilidades relacionadas ao momento vivenciado, pois estão sendo cotidianamente desafiados a se adaptarem às mudanças em suas rotinas de trabalho.
Biblioteca responsável: BR2499